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The Ventures - Sample Sounds

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sábado, 21 de janeiro de 2017

COMPARATIVO DE REVERBERADOR DE MOLA (SPRING REVERB)

REVERBERAÇÃO
A reverberação é um efeito muito utilizado em músicas de Surf Rock Instrumental. Ela faz a amplitude de um som (enhance), diferente do eco (echo) que tem o retorno do som. Imprescindível no guitarrista rítmico (guitarra base) e líder.

* [O Efeito Reverberação
Um ouvinte que fica a alguma distância de uma fonte sonora perceberá um som que é realmente uma combinação de som direto e som indireto que foi refletido nos limites da área de audição. As reflexões são referidas como reverberação. "Reverb" pode melhorar o som percebido de uma fonte, adicionando profundidade, cor e vivacidade.
"Reverb" pode ser pensado como sendo composto de duas partes:
1. As primeiras reflexões "moldam a concepção do ouvinte sobre o tamanho do quarto;
2. Reflexões desordenadas transmitem a vivacidade de uma sala.
Imagine que você está dentro de um grande salão e você bate palma uma vez. O período de tempo necessário para a chegada das primeiras reflexões é chamado o tempo de atraso (normalmente na ordem de dezenas de milissegundos, por exemplo 33ms) e está relacionada com o volume da sala (ou a distância das superfícies refletoras do ouvinte). O número e a densidade de reflexões aumentam rapidamente com o tempo e ficam confusos enquanto diminuem simultaneamente em nível até que deixem de ser audíveis.]...

...[DISPOSITIVOS DE REVERBERAÇÃO ELETRO-MECÂNICOS: O TANQUE DE REVERBERAÇÃO
Uso Histórico em Instrumentos Musicais
Laurens Hammond de Illinois popularizou o uso de dispositivos artificiais de reverberação através de seus órgãos das igrejas nos anos 40 e 50 "No início (pré B-3®) Órgãos Hammond® foram vendidos às igrejas com o princípio de que a música de órgão é bastante reforçada pela reverberação, mas o discurso do ministro na igreja é dificultada pela reverberação. Portanto, as igrejas foram projetados para ser acusticamente mortos, e o Órgão Hammond®  tinha que ter a sua própria reverberação artificial.
Reverberação fez a sua estréia na linha Fender® como um ítem separado, usando uma unidade de mola comprado a partir de Hammond®, em 1961. E em 1963, foi incorporado pela primeira vez em um amplificador Fender® com o Vibroverb® e depois se espalhou amplamente em toda a linha de amplificadores, assim como vibrato/tremolo teve antes dele.]...
* FONTE: Parte do texto de Kurt Prange publicado em 07/09/2010 no website da "AmplifiedParts". Para acessar o texto completo em inglês (clique aqui:  https://www.amplifiedparts.com/tech-corner/spring-reverb-tanks-explained-and-compared) .

"A História da Reverberação de Mola" em Accutronics Reverb website: (http://www.accutronicsreverb.com/main/?skin=sub03_01.html)

Atualmente existem variedades de pedais não analógicos com simuladores de reverberação de mola.
Abaixo o vídeo de demonstração de um típico reverberador analógico com mola.

YouTube (Reverb.com)

SPRING REVERB COMPARING (Rhythm Guitar)
1.   Direct No Effector
2.   JC-120 Attached
3.   BOSS RV-3 Digital Reverb/Delay
4.   Electro Harmonix Holy Grail
5.   DigiTech DIGIVERB Digital Reverb
6.   Danelectro Spring King
7.   BOSS FRV-1 '63 Fender Reverb
8.   DigiTech RV-7 Stereo Reverb
9.   strymon blueSky
10. Fender Reverb Box Reissue

# Rhythm Music: Diamond Head
# Amp: Roland JC-120

 1.Guitar: Mosrite 1964 Vintage

2. Guitar: Fender Jazzmaster 1966 Vintage
YouTube(Daisei KATOH)

Texto publicado anteriormente no blog em 26 de abril de 2011. Complementado e atualizado em 16 de março de 2017.

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